Estátua de Antonio Feliciano de Castilho. Estátua de Alexandre Herculano. Estátua de Camilo Castelo Branco. Estátua de Joaquim Pedro de Oliveira Martins. Como é que elas nãomorrem de vergonha? Estátua de Almeida Garrett.
Estátua de mulher da Fonte Luminosa (Odete)

Garrett olha para as árvores, absorto enquanto os outros, confusos, discutem o ajuntamento de mulheres no Parque. Não entendem o que fazem aquelas mulheres ali todas juntas. Passara um grupo por eles há pouco, e, quando interrogadas, disseram tratar-se de um protesto contra os maus tratos sofridos por algumas das estátuas, e a insegurança dos jardins onde muitas delas vivem.

- O que eu não entendo é que nós também somos de pedra e estamos aqui numa zona ajardinada… e nunca nos aconteceu nada. Aquilo é exagero.

- Ou são elas que estão a inventar, para chamar a atenção.

- E aquele Antero está lá com elas… sempre disse que lhe faltava bom senso.

A conversa vira-se para as polémicas literárias de outrora, e passado pouco tempo Camilo despede-se e volta para o seu lugar. Os outros três apercebem-se da falta de Garrett ao mesmo tempo que são agarrados por trás e, tarde demais, reparam no grupo de mulheres que se juntou à sua volta.

- O… o que querem as senhoras?

Estela ri-se. - Temos frio, e vocês têm casacos… que tal partilharem connosco?

Estátua de mulher do monumento a Rosa Araujo (Rosa), vestida com o fato de Oliveira Martins, caminha para fora de cena. Estátua de mulher da Fonte Luminosa (Odete), vestida com o fato de Feliciano de Castilho. Estátua de mulher (Gertrudes), vestida com o fato de Almeida Garrett. Estátua de mulher da Fonte Luminosa (Fernanda), vestida com o fato de Alexandre Herculano.
Voltar à página inicial