Nu feminino em pedra, sentado num plinto, pintado com spray preto e vermelho. Falta-lhe meio antebraço, os dedos da mão restante e dos pés.

A primeira coisa que lhe roubaram foi a flor. Petúnia não se preocupou muito; vão-se os anéis, ficam os dedos. O belo parque que lhe prometeram como casa revelara-se um seco e estéril passeio, ladeado de arvoredo suficiente para ocultar os actos de vandalismo, mas a clareira solarenga onde fora colocada era bastante agradável.

Mais tarde, foram-se também os dedos.

Um grupo de gente aproxima-se e Petúnia sente mãos pelo seu corpo. Já não deve restar nada quebrável… mas a última vez que assim pensou, levaram-lhe metade do antebraço.

As mãos apoiam-se nela e uma figura ergue-se sobre o seu plinto. Ouve-se o chocalhar de um spray, as bolinhas metálicas no interior batendo contra as paredes da lata. O spray está apontado à sua cara. Petúnia grita de fúria impotente.

Os gritos de Petúnia são ouvidos por todo o parque. A Arte e a Ciência, no seu posto junto ao Pavilhão Carlos Lopes, trocam um olhar apreensivo. Estela é a primeira a acorrer, como sempre. Cristina vem logo de seguida, com o pequeno Duarte pela mão.

Petúnia reclina sobre o plinto, mas a sua cara está irreconhecível, coberta de tinta preta e vermelha, cores que reforçam a sua expressão irada. Corpo e plinto ostentam marcas semelhantes.

- Estou farta - enuncia num tom cortante. - Estela, vamos tratar da saúde a esta gente. Chama as tuas amigas lá de cima, e alguém vá à Estufa Fria buscar a Patrícia. E vai dizer àquelas mandrionas em frente ao Pavilhão que aqui venham, que tenho uma tarefa para elas.

Fases da Revolta da Estatuária de Mulheres no Parque Eduardo VII

  1. A manifestação
  2. A rabugice dos escritores
  3. A adequação posterior do espaço a novas funções
Duas estátuas de mulheres da Fonte Luminosa (Fernanda e Teresa). Estátua de outra mulher da Fonte Luminosa (Alzira). A Petúnia foi atacada outra vez...Outra vez? E as outras, como estão?Estão furiosas, querem fazer um protesto hoje à tardeVamos?
Voltar à página inicial